BLOG
Divisor

Consórcios e cartas de crédito realmente valem a pena?

Existe um pensamento comum no Brasil que leva muitos brasileiros a optarem somente por modalidades de financiamento. Apesar dessa forma de crédito ainda ser uma das mais utilizadas para realizar a compra de um bem, os números para a aquisição de consórcios tem crescido de modo significativo, mesmo em tempos de crise.

carta-de-crédito

Segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC), a compra de imóveis por meio de consórcios, por exemplo, cresceu 7,3% em março de 2018 e em janeiro de 2019 permaneceu firme, com crescimento de 6,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Por isso, quando o assunto é saber se consórcios ou cartas de crédito valem a pena, analisar esses números faz toda a diferença.

Por que um consórcio vale a pena?

Existem diversos motivos que levam uma pessoa a adquirir uma cota de consórcio e o mais comum é realizar o sonho da casa ou veículo próprios. Porém, o motivo para que cada vez mais essa modalidade de crédito ganhe espaço diz respeito, principalmente, ao baixo custo e flexibilidade ofertados pelas administradoras.

E o que isso significa? Significa que ao comprar um consórcio de automóvel ou de imóvel você tem a oportunidade de fugir dos juros altos praticados pelas instituições bancárias tradicionais. Atualmente, até mesmo a Caixa Econômica Federal aderiu a política de juros praticada no mercado – taxa média de 8,5% ao ano + TR (taxa referencial) – o que resulta juros de quase 10% ao ano do Custo Efetivo Total (CET).

Ao comprar um consórcio, em contrapartida, você só paga uma taxa de administração, que serve para remunerar a administradora por gerir os recursos e organizar os sorteios. Em média, ela pode chegar até 1,5% ao ano. E vale ressaltar que essa taxa é fixa, ou seja, não trabalha com juros compostos, como outras modalidades de crédito.

E a carta de crédito contemplado?

Essa é outra possibilidade muito interessante para quem já possui alguma reserva financeira e gostaria de adquirir um bem de imediato. Isso porque na carta contemplada o valor para compra do bem já estará à disposição para uso do novo consorciado, logo após a efetivação de transferência e atendidas as exigências para a compra do bem.

Isso significa que ao comprar uma carta de crédito contemplada há a transferência de titularidade e o novo consorciado assume as parcelas restante previstas em contrato. A vantagem é que não depende mais dos sorteios e nem precisa dar lances para ter acesso ao crédito necessário para adquirir o bem.

O poder de compra é maior, podendo ser tratado como pagamento à vista.  Sendo assim, é possível perceber que um consórcio vale a pena porque dispõe de muito mais flexibilidade, pagamentos que se encaixam no seu orçamento e podem ser adquiridos em forma de cartas contempladas, ou seja, que já foi sorteado e já tem a carta de crédito para compra imediata. Confira as cotas contempladas disponíveis em nosso site e comece a realizar seu sonho!

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

OPORTUNIDADES DISPONÍVEIS:

    Nenhuma cota foi encontrada

Criação de Sites em Curitiba

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.