BLOG
Divisor

Como um consórcio pode te ajudar a poupar grana

Quando o assunto é guardar dinheiro, a maioria dos brasileiros têm dificuldade em separar uma quantia mensalmente. De acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), 58% dos brasileiros não têm nenhum investimento financeiro. Somando a isso, menos da metade sabia identificar possibilidades de produtos de investimento, sendo a poupança citada por 32% dos entrevistados.

poupar_dinheiro

A superintendente de educação da Anbima, Ana Leoni, afirma que a maior justificativa é a falta de dinheiro no orçamento. “Tem essa questão objetiva e podemos associar isso ao desemprego, pessoas que perderam poder de compra, mas historicamente, olhando bem de perto, há uma cultura de baixa poupança no Brasil mesmo”, pontua.

Dentro desse cenário, conhecer um pouco mais as possibilidades de investimento e entender como é possível fazer isso é de extrema importância. Uma delas, menos conhecida, mas que atende muito bem ao perfil mais conservador é o investimento feito na compra de um consórcio. E a gente te explica como e por que vale a pena apostar nessa modalidade para fazer uma poupança.

A importância de poupar

Guardar dinheiro tem uma relação direta com a necessidade do indivíduo em ter segurança financeira ou em realizar objetivos de vida. Basicamente, as pessoas poupam para realizar algumas dessas necessidades:

  • Adquirir bens ou custear despesas futuras;
  • Acumular reservas que façam frente a períodos de dificuldades;
  • Garantir uma aposentadoria digna;
  • Abrir um negócio próprio;
  • Obter em algum momento independência financeira.

Sendo assim, quanto mais cedo a pessoa se conscientiza e começa a poupar uma parcela do dinheiro, mais rápido ela conseguirá acumular a quantia necessária para realizar seus sonhos. Os especialistas afirmam que o ideal é separar pelo menos 10% da renda mensal para que seja possível juntar a grana ideal para criar seu fundo de reserva, por exemplo.

Como o consórcio pode ser uma boa poupança?

O modo como lidamos com o dinheiro é influenciado por fatores familiares, já que é em casa que se aprende como lidar com isso, bem como por traços de personalidade. Por isso, a compra de um consórcio muitas vezes é a solução para aqueles que têm dificuldade em se organizar para separar um valor mensal para realizar algum sonho.

Ao entrar em um grupo de consórcio, todo mês você recebe os boletos com a parcela a ser paga e vai acumulando um montante considerável para a aquisição de um bem, podendo ser imóvel, veículo ou serviços, por exemplo.

Convenhamos que aprendemos mais cedo a lidar com boletos chegando do que com a capacidade de separar o dinheiro por livre e espontânea vontade. Além disso, por ser um investimento a longo prazo e sem a possibilidade de saque a qualquer momento, é muito fácil não se sentir tentado a sacar algum valor para a compra de algo fora da sua meta.

Segundo dados da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (ABAC), quem opta por essa modalidade de investimento economiza 4,5 vezes mais do que se abrisse uma poupança. Outra vantagem é que quando o consórcio é contemplado, você recebe uma carta de crédito que te permite uma economia considerável na hora da negociação de compra do seu bem.

Poupar envolve avaliar seus hábitos financeiros e se é preciso mudar ou se adaptar para realizar seus objetivos. Muitas vezes essa “poupança forçada” que um consórcio proporciona era o que faltava para você conseguir guardar dinheiro.

Caso você já tenha conseguido guardar uma quantia e deseja comprar um bem de maneira imediata, a compra de uma carta contemplada é uma excelente oportunidade. Com ela é possível aumentar seu poder de barganha, já que o pagamento do bem será feito à vista. A LuME Cartas Contempladas possui o maior e melhor estoque de cartas contempladas para imóveis e veículos esperando por você! Confira aqui as opções disponíveis e escolha a que mais se adequa a sua necessidade.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

OPORTUNIDADES DISPONÍVEIS:

    Nenhuma cota foi encontrada

Criação de Sites em Curitiba

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.